BIOGRAFIA


Jeferson da Silva FigueiredoO Primeiro e atualmente o único brasileiro a estudar o idioma russo na Universidade de Samara na Russia, Jeferson da Silva Figueiredo nasceu em 26 de setembro de 1964 na cidade do Rio de Janeiro(RJ). É filho do Sub Oficial músico da Forca Aérea Brasileira Jorge Chaves Figueiredo e da Artesã Elúzia da Silva Figueiredo.

O casal teve 5 filhos: Jane, Jeferson, Joelson, Jenison e Jiderson.

Iniciou seus estudos no Grupo Escolar Lamartine Delamare em Jacareí (SP) e posteriormente estudou no Colégio Estadual Joaquim Murtinho e na Escola estadual Maria Constância de Barros Machado em Campo Grande (MS), onde concluiu o ensino médio.

Aprendeu música com seu pai e tocou na Banda Marcial de Campo Grande (MS) onde aprendeu Saxofone com o maestro Euclides. Estudou Piano Clássico e aprendeu violão popular.

Em 1983 serviu ao Exército Brasileiro no 10º Grupo de Artilharia de Campanha em Fortaleza (CE). Estudou Música na Universidade Estadual do Ceará e na Universidade Federal do Rio de Janeiro onde foi aluno de Celso Wotzenlogel, um dos maiores flautistas do Brasil, autor de métodos e diversas obras.

Morou nos seguintes Estados do Brasil: Rio de janeiro, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Ceará, Pernambuco, Santa Catarina e Brasília DF.

No esporte, é Ultramaratonista, pratica triatlhon, natação em piscina e em águas abertas. Como Triatleta, é Ironman e já participou com êxito em 07 (sete) edições do Ironman Brasil, prova composta de natacão (3.8 km), ciclismo (180 km) e corrida (42 km).

É também artista plástico, e suas pinturas em tela estão espalhadas pelo país, sobretudo familiares e amigos a quem presenteou. Tem obras na Alemanha e Russia e já teve obra exposta no Congresso Nacional.

É Bacharel em Direito, pela (UNAMA)Universidade da Amazônia - Belém/ Pará e participou de diversos cursos de extensão na OAB/SC e na Unisul, onde estudou durante 1 semestre, o curso de Relacões Internacionais.

Estudou o idioma árabe no Clube Monte Líbano em Belém/Pará e foi auto-didata no idioma russo,estudou o idioma chinês (mandarim)na UNB (Universidade de Brasília), fala Inglês e Espanhol.

Em 2006 foi convidado pelo Governador de Samara na Rússia, Konstantin Titov e o Governador do de Estado de Santa Catarina Luis Henrique da Silveira para morar e estudar na Universidade de Samara ( SAMGÚ) na Rússia.Foi o primeiro cidadão brasileiro a estudar naquela Universidade e primeiro e único militar das Forcas Armadas do Brasil (Exército, Marinha e Aeronáutica) a morar e estudar naquela Universidade e em Samara/Russia.

Atualmente é Oficial do Exército Brasileiro, desempenhou missões no exterior na Rússia ( como intérprete do idioma russo), no Haiti (MINUSTAH) e nos Estados Unidos na Interamerican Defense Board (Junta Interamericana de Defesa) em Washington DC. É casado com Ideli Salvatti e tem uma filha,Tássia Beatriz Lopes Figueiredo, formada em Pedagogia e Pós Graduada em Educação Inclusiva..