11 de setembro de 2011
O início da prova teve um acidente feio e afetou seis carros, sendo que três abandonaram antes da primeira curva. A largada também viu Fernando Alonso ir por fora de Lewis Hamilton e de Sebastian Vettel para assumir a ponta da prova. O Safety Car entrou e tudo se acalmou por duas voltas.
Assim que a relargada foi dada, o que se viu em Monza foi digno da atual temporada: emocionante e cheio de ultrapassagens. Os pilotos de ponta deram um show durante boa parte das 53 voltas da corrida. Após a metade da prova, o ritmo caiu e tudo se acalmou, com apenas algumas disputas na parte de trás.
Vettel, após deixar Alonso para trás, ficou tranquilo na ponta, não foi ameaçado e venceu a oitava prova na temporada e caminha a passos largos para conquistar o bicampeonato. Jenson Button acabou em segundo e o espanhol terminou em terceiro.
Felipe Massa acabou a prova em sexto, Bruno Senna em nono e Rubens Barrichello na 12ª colocação.
A próxima etapa da temporada está marcada para o dia 25, em Cingapura.
Veja a corrida em detalhes
A largada aconteceu e Fernando Alonso, da Ferrari, veio por fora, ao lado de Lewis Hamilton, da McLaren, e surpreendeu a todos ao tomar a ponta de Sebastian Vettel, da Red Bull. O inglês caiu para terceiro e o alemão ficou com a segunda colocação. Outro que se deu bem na largada foi Michael Schumacher, da Mercedes, que pulou de oitavo para quarto colocado.
Em uma batida ainda na primeira curva Vitaly Petrov, da Lotus Renault, Nico Rosberg, da Mercedes, e Vitantonio Liuzzi, da Hispania, foram afetados e ficaram de fora da prova. Daniel Ricciardo, da Hispania, não largou e também ficou de fora. Com isso, o Safety Car entrou na pista e ficou por duas voltas. Bruno Senna, da Lotus Renault, também se envolveu na batida, aproveitou para ir aos boxes e mudou a estratégia.
Na relargada, Vettel foi ao ataque para tentar recuperar a primeira colocação e conseguiu fazer a ultrapassagem para voltar à posição de largada. Mais atrás, Mark Webber, da Red Bull, e Felipe Massa, da Ferrari, brigavam pela sexta posição e uma batida acabou fazendo com que o brasileiro rodasse e o australiano perdesse o bico. Massa caiu para 10ª posição e Webber acabou abandonando a prova.
Vettel, Alonso, Schumacher e Hamilton andavam muito próximos, e a diferença era de apenas 7s2. Massa vinha fazendo uma corrida de recuperação e passou Paul di Resta, da Force India, Sergio Pérez, da Sauber, e Pastor Maldonado, da Williams, e voltou à sexta colocação. Enquanto isso, Schumacher e Hamilton duelavam pela terceira colocação de forma espetacular e quem chegou na briga foi Jenson Button, da McLaren.
Depois de toda a agitação do início da prova, o ritmo diminuiu e Vettel e Alonso seguiam isolados da briga entre Schumacher, Hamilton e Button, que se aproveitou de um erro do companheiro de equipe para assumir a quarta colocação. E o inglês não tomou conhecimento do alemão e fez a ultrapassagem para se o terceiro colocado da prova na volta 17. O heptacampeão entrou nos boxes logo depois para fazer sua primeira parada e não demorou para Button fazer o mesmo.
Nas voltas seguintes, os outros pilotos de ponta, menos Massa, fizeram suas paradas até a volta 21. Hamilton não conseguiu superar Schumacher e voltou atrás do alemão assim que saiu dos boxes. Vettel, Alonso e Button seguiam entre os três melhores da prova.
Na volta 28, Hamilton conseguiu fazer a ultrapassagem em cima de Schumacher e assumiu a quarta colocação da prova. Na frente, Button havia chegado em Alonso e iria disputar a segunda colocação. Quatro voltas depois, os pilotos da frente fizeram as paradas finais e apostaram nos pneus duros para a perna final da corrida.
Button se aproximou de Alonso, fez a ultrapassagem e assumiu a terceira colocação da prova; Schumacher era o segundo colocado e ainda não havia feito a segunda parada. Logo que o alemão da Mercedes parou, o inglês estava apenas atrás de Vettel.
Tranquilo, Vettel conseguiu mais uma vitória na temporada, com Button em segundo e Alonso em terceiro.
Confira o resultado do GP da Itália:
1. Sebastian Vettel - Red Bull - 1h20min46s172 (53 voltas)
2. Jenson Button – McLaren – a 9s590
3. Fernando Alonso – Ferrari – a 16s909
4. Lewis Hamilton – McLaren – a 17s471
5. Michael Schumacher – Mercedes – a 32s677
6. Felipe Massa – Ferrari – a 42s993
7. Jaime Alguersuari - Toro Rosso – a 1 volta
8. Paul Di Resta - Force India – a 1 volta
9. Bruno Senna - Lotus Renault – a 1 volta
10. Sebastien Buemi - Toro Rosso – a 1 volta
11. Pastor Maldonado – Williams – a 1 volta
12. Rubens Barrichello – Williams – a 1 volta
13. Heikki Kovalainen - Lotus – a 1 volta
14. Jarno Trulli - Lotus – a 2 voltas
15. Timo Glock - Virgin – a 2 voltas
16. Daniel Ricciardo – Hispania - abandonou
17. Sergio Pérez – Sauber - abandonou
18. Kamui Kobayashi – Sauber - abandonou
19. Adrian Sutil - Force India - abandonou
20. Mark Webber - Red Bull - abandonou
21. Jerome D'Ambrosio – Virgin - abandonou
22. Vitaly Petrov - Lotus Renault - abandonou
23. Nico Rosberg – Mercedes - abandonou
24. Vitanonio Liuzzi – Hispania - abandonou
Fonte:@naoperdemais
0 comentários:
Postar um comentário