sexta-feira, 21 de outubro de 2011

BRASÍLIA SERÁ A CAPITAL DA COPA



capital da copa

O caminho do hexa da Seleção Brasileira passa pela cidade de todos os brasileiros. A Fifa anunciou ontem as datas e os locais dos jogos da Copa do Mundo de 2014 e as sedes da Copa das Confederações de 2013. Brasília é a cidade que mais terá partidas do Mundial - ao lado do Rio -, com sete no total. Por aqui, passarão dois cabeças de chave, dos grupos C e E, além do Brasil, que faz o último jogo da primeira fase no Estádio Nacional. A capital será palco ainda de oitavas de final, quartas de final e decisão do 3º lugar. Para iniciar a festa, a abertura da Copa das Confederações também está confirmada em solo brasiliense, com a estreia da Seleção, em 15 de junho de 2013.


Capital é confirmada como sede da abertura da Copa das Confederações e, ao lado do Rio, a cidade que mais terá jogos do Mundial. Além da Seleção, o DF receberá dois cabeças de chave na primeira fase

Zurique — No anúncio do calendário da Fifa para 2013 e 2014, Brasília igualou-se ontem a cidades com grande tradição no futebol. Na cerimônia, ocorrida na sede da entidade, em uma região bucólica de Zurique, São Paulo e Rio levaram, respectivamente, a abertura e a final dos jogos da Copa do Mundo, como já era esperado. Belo Horizonte foi contemplada com uma semifinal do torneio. A capital do país, por sua vez, vai abrigar a primeira partida da Copa das Confederações, o que garante a estreia da Seleção Brasileira em apresentações oficiais após o fracasso na Copa América da Argentina, em julho.

Brasília receberá sete jogos da Copa do Mundo. Apenas o Maracanã vai se igualar ao Estádio Nacional no número de confrontos. Embora seja anfitrião da partida que decide o Mundial, o Rio corre o risco de só receber o escrete verde e amarelo na final, se o time chegar lá. Não há previsão de partidas da Seleção no Rio na primeira fase e muito menos nas oitavas, nas quartas ou na semifinal. A equipe vai jogar em Brasília em 23 de junho de 2014. Antes disso, enfrentará adversários em São Paulo, no jogo de abertura, marcado para 12 de junho, e em Fortaleza, cinco dias depois da estreia.
Ao distribuir os jogos, a Fifa usou critérios diplomáticos para atender aos interesses da própria CBF, além de levar em conta o tamanho dos estádios e o poderio econômico das cidades. São Paulo conquistou o direito de receber uma semifinal na reunião da manhã do Comitê Executivo, horas antes do anúncio no auditório da entidade, ocorrido pontualmente às 17h50 (13h50 de Brasília). Até a véspera, o governador Agnelo Queiroz (PT), que viajou à Suíça para assistir ao evento, apostava que um dos jogos anteriores à decisão seria levado para o Estádio Nacional.

A expectativa era de que o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, apontaria Brasília e Belo Horizonte como as escolhidas para as duas semifinais. O Minerão conseguiu. Além dessa partida, a capital mineira terá outras seis. Mas nenhuma da Seleção Brasileira na fase eliminatória. O governador de Minas, Antonio Anastasia (PSDB), também acompanhou a cerimônia em Zurique.

Foi um evento para poucos. Transmitido ao vivo para o mundo inteiro, o anúncio ocorreu no auditório da Fifa, com capacidade para 210 espectadores. Nem metade dos assentos estava ocupada . A cerimônia durou menos de 15 minutos. Na plateia, jornalistas dos principais veículos e representantes das 12 cidades sedes. Entre governadores, apenas Agnelo e Anastasia assistiram pessoalmente. Eles foram recebidos por executivos da Fifa e da CBF, fizeram um tour pelo prédio da entidade e acompanharam o anúncio.

Jogos na capital

Pelo menos três cabeças de chave jogarão aqui
» Fase de grupos
15/6/2014 - Domingo: E1 x E2
19/6/2014 - Quinta-feira: C1 x C3
23/6/2014 - Segunda-feira: A1 x A4
26/6/2014 - Quinta-feira: G2 x G3
» Oitavas de final
30/6/2014 - Segunda-feira: 1E x 2F
» Quartas de final
30/6/2014 - Sábado: V55 x V56
» Terceiro lugar
12/7/2014 - Sábado: P61 x P62

Fonte: Ana Maria Campos/ Corrreio Braziliense

0 comentários:

Postar um comentário