sexta-feira, 21 de outubro de 2011

A CORRUPCÃO EM MÃO DUPLA




Por : IRAKLI NALEVA


corrupção em mão dupla 
















Agora pela manhã  antes de trabalhar, li no jornal uma matéria com o seguinte texto “Polícia investiga 4.000 suspeitos de comprar carteira dehabilitacão do Detran”.
Indaguei-me sobre quem seriam essas 4.000 pessoas, que resolveram driblar a lei, atraídos pelo benfício próprio, pela facilidade do suborno, e principalmente pela certeza da impunidade, um dos, ou o maior estímulo para a prática de crimes no Brasil.

Estou muito   entusiasmado pelas  onda de manifestacões de  indignados  que protetes tam contra a corrupcão. Até então, é um movimento que surgiu nas redes sociais, desprovido  de caráter político e que está tomando corpo a cada marcha.

A corrupcão que não é um privilégio de nenhum povo, de nenhuma raca, de nenhum  credo, é uma chaga que acompanha a civilizacão desde o seu surgimento, imagino eu.
 A palavra vem do latim corruptus e significa quebrado em pedacos. O verbo corromper significa “tornar pútrido”.

Tanto o taxista quanto o passageiro que fazem um acerto para tornar a corrida mais em conta, não ligando o taxímetro para  benefício de ambos e prejudicando o dono do carro, estão sendo corruptos.

Enquadra-se também como corrupto a pessoa que leva papel ofício do trabalho para casa, ou aquele  “flanelinha” que cobra indevidamente estacionamento  nas ruas públicas e deixa constrangido e indignado o cidadão que tende a pagar a propina para não ver o seu carro riscado. 

Também está no rol dos corruptos  aquele que compra uma carteira  de estudante para  pagar meia entrada nos espetáculos, nos cinemas, ou aquele que indevidamente  estaciona o carro em local proibido ou em vaga privativa para deficientes ou idosos,  ou não devolve o troco  que recebeu “a mais”  e mesmo aquele que pede uma forcinha aqui ou uma ajudinha ali, para deixar o seu comércio funcionar sem alvará, ou aquele que registra o seu imóvel em cartório com o preco inferior, para pagar menos imposto, ou aquele que faz gato de água, luz, tv a cabo, compra recibo para abater no imposto de renda, ou aquele que pede para não assinar a carteira de trabalho para continuar recebendo auxílio  ou combina com o patrão para ser demitido e receber os benefícios e assim por diante...

E desta forma, poderia eu, elencar uma centena de atitudes desonestas praticadas por nós brasileiros e brasileiras que muitas das vezes nos engajamos em campanhas contra isso, contra aquilo, mas no nosso íntimo, as nossas atitudes não conduzem com a realidade.

Sou contra a corrupcão sim!!  Penso até que nossas leis são brandas demais com os corruptos, mas digo corruptos em geral, não especificamente o político, o funcionario público, nem o administrador de empresas, nem o vendedor de pipocas, nem o policial, nem o esportista, nem o síndico, nem o carcereiro, nem o juíz, nem o delegado, nem o promotor, nem o pedreiro, nem o artista, nem o carteiro, nem o vendedor, nem o comprador, nem o cobrador, nem o oficial de justica,nem o jornaleiro, nem o jornalista,  nem o bancário, e portanto ninguém.

Porque lembremos que os cidadãos são todos do bem, até que se prove o contrário e assim também são os nossos representantes eleitos democraticamente por nós.

Porque todo poder emana do povo e todo político vem do povo, por isto a minha sugestão é  pegarmos carona  e num gancho, fazermos da campanha contra a corrupcão, uma grande corrente, forte, implacável, combatível, arrebatadora, sustentável, transparente, contra todo o tipo de corrupcão, comecando o exemplo em casa, ensinando nossos filhos, nas escolas, nas ruas, nas cidades e nos campos, iniciando uma campanha sem fim, transformando os personagens principais da nossa história, que somos nós mesmos em verdadeiros heróis, gente que bate no peito e diz, eu tenho orgulho de ser brasileiro, eu ajudei a transformar uma geracão, porque  do povo nasce o político e para o povo ele trabalha. Sendo assim, a maior seguranca de que não tenhamos corruptos políticos é a de que não tenhamos cidadãos corruptos. 

"Uma certa vez um elefante vendo um passarinho buscando água em um lindo lago azul que existia em uma floresta chamada Brazil, perguntou assim : 
- O que está fazendo passarinho ?  
  O passarinho respondeu : 
- Estou pegando água para apagar o fogo da floresta. 
  O elefante  rindo retrucou : 
- Não está vendo que você não vai conseguir apagar o fogo da floresta? o passarinho respondeu : 
- Mas ao menos faço a minha parte. " 
  Esta é a licão.


0 comentários:

Postar um comentário