quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Center Norte diz que instalou mais dez drenos

Shopping foi fechado pela prefeitura nesta quarta-feira (5) após Justiça revogar liminar
















O shopping Center Norte informou na tarde desta quarta-feira (5) que instalou dez drenos integrados a nove máquinas a vácuo, completando assim 11 máquinas para retirar do local o gás metano que causa risco de explosão e levou o local a ser fechado pela Prefeitura.

De acordo com o shopping, o número de drenos instalados é superior ao estabelecido no termo firmado com o Ministério Público na semana passada. A instalação dó sistema é, ainda, uma das exigências da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) para que o shopping deixe de receber uma multa diária de mais de R$ 17 mil.

Segundo laudo da companhia, no qual a prefeitura se baseou para fechar o estabelecimento, o gás metano acumulado no solo do terreno onde o shopping foi construído – que antes abrigou um lixão – estava vazando para o interior das lojas e podia causar explosões, caso uma grande quantidade ficasse concentrada em um espaço pequeno.

 Agora, de acordo com o shopping, a instalação dos drenos afasta esse risco, e o estabelecimento diz esperar que, com “o cumprimento das determinações dos órgãos públicos, volte a funcionar o mais breve possível”.


Em nota, a Cetesb afirmou que constatou a instalação dos drenos numa vistoria na tarde desta quarta, e que vai fazer a medição para verificar os níveis do gás após a instalação do sistema.

Além dos equipamentos, o Center Norte diz estar cumprindo outras exigências, como o monitoramento diário de todo o empreendimento.

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD), disse acreditar, na manhã desta quarta-feira (5), que o shopping poderá ser reaberto em poucos dias.

Como engenheiro eu digo que em poucos dias a prefeitura poderá suspender o fechamento. Sabemos que as obras já estão sendo realizadas e que a partir de agora elas vão ser intensificadas. Até porque o shopping está fechado. São obras simples e nisso o shopping errou de não ter feito antes.

A Justiça de São Paulo cassou, na noite de terça-feira (4), a medida liminar (provisória) que permitia ao shopping continuar aberto. O centro comercial divulgou nota confirmando que não abriria nesta quarta-feira.

Fonte: R7

0 comentários:

Postar um comentário