domingo, 16 de outubro de 2011

Vettel vence pela décima vez e dá Mundial de Construtores à RBR



Sebastian Vettel vence e dá o bi de construtores à RBR. Foto: AFP

MOKPO, Coreia do Sul - Com mais uma atuação impecável, o bicampeão antecipado Sebastian Vettel venceu neste domingo o GP da Coreia do Sul de Fórmula-1. Foi a décima vitória do alemão na temporada, o que o deixa ainda com chances de igualar o recorde de Michael Schumacher, que ganhou 13 corridas em 2004, já que faltam três provas para o encerramento do campeonato (Índia, Abu Dhabi e Brasil). Foi ainda o vigésimo triunfo do alemão na categoria em apenas 78 corridas.

Além de mais uma grande vitória, Vettel ajudou a RBR a sacramentar no circuito de Yeongam o bicampeonato do Mundial de Construtores, já que a equipe austríaca chegou a 558 pontos contra 418 do time inglês, com 129 em jogo nas etapas finais.


O segundo lugar ficou com Lewis Hamilton, que não conseguiu manter a ponta largando da pole e não teve ritmo para acompanhar o alemão. Mark Webber até que fez boa prova dessa vez e, após bom duelo com o inglês por grande parte da prova, completou o pódio em terceiro.

Na briga pelo vice-campeonato da temporada, Jenson Button abriu mais pontos em relação a Fernando Alonso, pois terminou em quarto, um posto à frente do espanhol. Com o resultado, o inglês chegou a 222 pontos na vice-liderança da tabela, contra 212 do espanhol.

Em relação aos brasileiros, Felipe Massa teve um bom começo, chegou a estar em quarto, mas, após ser atrapalhado de novo pela Ferrari num pit stop, perdeu terreno e acabou em sexto. Já Rubens Barrichello e Bruno Senna completaram em 12o e 13o lugares, fora dos pontos.

A corrida

Hamilton largou razoavelmente bem da pole position, mas Vettel, com mais ação, assumiu o primeiro lugar logo na primeira volta. Massa também fez boa largada e se posicionou em quarto, atrás de Webber e à frente de Alonso e Button, que partiu mal.

Os seis mantiveram essas posições até a rodada de pit stops, quando, mais uma vez, Massa foi prejudicado por um pit stop ruim da Ferrari. Alonso também se deu mal pois retardou sua parada para a retirada dos pneus supermacios e Button acabou superando os dois.

Logo na 15a volta, Vitaly Petrov, que estava disputando posição com Alonso, errou a freada e atingiu violentamente a Mercedes de Michael Schumacher, que estava à frente deles. Como destroços ficaram no meio da pista, o safety car entrou.

Na relargada, Vettel disparou na frente, enquanto Hamilton passou a ser muito pressionado por Webber. O australiano por várias vezes chegou a colocar de lado e até fez a ultrapassagem, para levar o troco do inglês logo em seguida graças à asa móvel na reta oposta.

Mais atrás, Massa ainda estava à frente de Alonso apesar da má parada. Mas o brasileiro perderia a posição, pois, ao voltar à pista do segundo pit stop, ficou atrás do Toro Rosso de Sebastien Buemi, enquanto o espanhol retardou a parada e abriu boa vantagem.

Depois da segunda e definitiva rodada de pit stops - aliás, uma surpresa, já que se temia por um desgaste exagerado dos pneus, o que não houve -, Alonso encostou no grupo que tinha Hamilton, Webber e Button, mas todas as posições foram mantidas.

Enquanto isso, mesmo com mais de dez segundos à frente de Hamilton, Vettel ainda deu uma demonstração de categoria e força ao marcar a melhor volta da prova, justamente na última passagem.


RESULTADO FINAL DO GRANDE PRÊMIO DA COREIA DO SUL

1º - Sebastian Vettel (ALE) Red Bull-Renault - 1h38m01s994
2º - Lewis Hamilton (GBR) McLaren-Mercedes - a 12s0
3º - Mark Webber (AUS) Red Bull-Renault - a 12s4
4º - Jenson Button (GBR) McLaren-Mercedes - a 14s6
5º - Fernando Alonso (ESP) Ferrari - a 15s6
6º - Felipe Massa (BRA) Ferrari - a 25s1
7º - Jaime Alguersuari (ESP) Toro Rosso-Ferrari - a 49s4
8º - Nico Rosberg (ALE) Mercedes - a 54s0
9º - Sebastien Buemi (SUI) Toro Rosso-Ferrari - a 1m02s7
10º - Paul di Resta (GBR) Force India-Mercedes - a 1m08s6
12º - Adrian Sutil (ALE) Force India-Mercedes - a 1m11s2
12º - Rubens Barrichello (BRA) Williams-Cosworth - a 1m33s0
13º - Bruno Senna (BRA) Renault - a uma volta
14º - Heikki Kovalainen (FIN) Lotus-Renault - a uma volta
15º - Kamui Kobayashi (JAP) Sauber-Ferrari - a uma volta
16º - Sergio Perez (MEX) Sauber-Ferrari - a uma volta
17º - Jarno Trulli (ITA) Lotus-Renault - a uma volta
18º - Timo Glock (ALE) Marussia Virgin-Cosworth - a uma volta
19º - Daniel Ricciardo (AUS) HRT-Cosworth - a uma volta
20º - Jerome d'Ambrosio (BEL) Marussia Virgin-Cosworth - a uma volta
21º - Vitantonio Liuzzi (ITA) HRT-Cosworth - a três voltas


ABANDONOS

Pastor Maldonado (VEN) Williams-Cosworth - a 25 voltas/mecânico
Vitaly Petrov (RUS) Renault - a 39 voltas/colisão
Michael Schumacher (ALE) Mercedes - a 40 voltas/colisão

VOLTA MAIS RÁPIDA

Sebastian Vettel (ALE) Red Bull-Renault 1m39s605, na 5

Fonte: G1

0 comentários:

Postar um comentário