quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Entenda o que é a Chevron





A Chevron, com sede nos Estados Unidos, é uma das grandes empresas mundiais do ramo energético, especialmente petrolífero.

 História


Posto Texaco
Chevron foi uma das empresas resultantes da divisão da Standard Oil Company. Era inicialmente conhecida como Standard Oil California, ou Socal. Fez parte do grupo conhecido como sete irmãs: as sete maiores empresas petrolíferas do início do século 20. Hoje, faz parte do grupo conhecido como Supermajor, ou Big Oil.

Em 1933, a Socal conseguiu concessão do governo da Arábia Saudita para procurar por petróleo no país. Em 1938, a empresa encontrou o que viria a ser a maior reserva de petróleo do mundo. Sua subsidiária California-Arabian Standard Oil Company viria a evoluir para a empresa Arabian American Oil Company ou Aramco (atualmente, Saudi Aramco).

Em 2001, fundiu-se com a Texaco, mudando seu nome para ChevronTexaco. Em maio de 2005, a empresa anunciou que retornaria a se chamar apenas Chevron. Sua sede brasileira está localizada no Rio de Janeiro, sede das principais empresas petrolíferas no Brasil.

Em 2009 a Chevron vendeu para o Grupo Ultra os seus ativos fixos (postos de combustíveis).
Até 2012, todos os Postos de combustíveis da Texaco deixarão de existir no Brasil e se tornarão Postos Petróleo Ipiranga.

Atuação

Chevron é uma empresa do setor energético. Suas atividades incluem extração, e transporte de petróleo e gás natural; refinação de petróleo; produção e venda de produtos químicos e geração de energia. Chevron afirma que, após a fusão com Unocal Corporation, tornou-se a maior produtora de energia geotérmica do mundo.

 Responsabilidade social

Os efeitos locais das ataividades petroleiras durante os últimos 30 anos são desastrosos. A exploração petroleira no norte da Amazônia equatoriana é responsável pelo desmatamento de dois milhôes de hectares. Mais de 650.000 barris de resíduos tóxicos foram derramados nos bosques e rios.

Substâncias tóxicas como metais pesados provenientes da exploração do petróleo contaminaram as fontes de água da região. Varias etnias indígenas, como os Cofanes, Siones e Secoyas foram afetados até converterem-se em minorias em perigo de extermínio.

De 1964 a 1990, a Texaco, pertencente à Chevron, despejou bilhões de galões de lixo tóxico na Amazônia Equatoriana e depois foi embora. Encarando uma derrota nos tribunais, a Chevron tem feito uso de seu poderoso lobby e departamento de relações públicas para intimidar seus críticos a ficarem em silêncio e se esquivar da culpa pelo enorme desastre ambiental e humano causado pela empresa.

A Chevron disse várias vezes que se recusa a pagar pela limpeza da região, mesmo obrigados pelo tribunal, dizendo que lutarão até o fim.

 Curiosidades

No Brasil, patrocina dois carros da equipe JF Racing na Stock Car, sob a marca Texaco.

Referências

  1.  Chevron claims energy debate. BBC News. Wikipédia 

0 comentários:

Postar um comentário