O Campeonato Brasileiro de 2011 terminou e a redação do figueiredo na rede resolveu se reunir para eleger quais foram as revelações e as grandes decepções que o torneio deste ano teve. A lista reúne as cinco maiores surpresas positivas e as frustrações do campeonato.
Revelações:
1 – Paulinho – Corinthians
Paulinho foi contratado pelo Corinthians em 2010, mas foi nesta temporada que o jogador se destacou. Ao lado de Ralf no meio-campo alvinegro, o atleta de 23 anos foi um dos grandes nomes do futebol brasileiro no ano. Além do título pelo Timão, o volante também conquistou o Superclássico das Américas pelo Brasil.
2 – Rômulo – Vasco
Promovido para o plantel principal do Vasco em 2010, Rômulo foi a principal aposta de Ricardo Gomes para arrumar o setor de marcação do time carioca. Aos 21 anos, o atleta se tornou titular do time vice-campeão brasileiro e ainda participou da campanha do título da Copa do Brasil. Outra conquista em 2011 do meia foi o Superclássico das Américas, pela Seleção Brasileira.
3 – Cortês – Botafogo
Bruno Cortês teve uma mudança radical de vida durante a temporada 2011. Considerado o melhor lateral-esquerdo do Campeonato Carioca pelo Nova Iguaçu, o jogador foi contratado pelo Botafogo e não teve problemas para assumir o vaga de titular da equipe durante o Brasileirão. Suas boas atuações contribuíram para que o time de General Severiano disputasse as primeiras posições do torneio durante quase toda a temporada. Convocado por Mano para a Seleção Brasileira, o lateral foi um dos grandes destaques na decisão contra a Argentina no Superclásico das Américas.
4 – Wellington Nem – Figueirense
Jogador da base do Fluminense e com apenas 19 anos, Wellington Nem foi promovido em 2010 e no ano seguinte foi emprestado ao Figueirense para ganhar experiência. Se destacando por sua velocidade, o meia acabou ganhando a vaga de titular da equipe catarinense e foi um dos responsáveis pela boa campanha do clube no Brasileirão 2011. Nem disputou 27 jogos pelo Figueira e marcou nove gols.
5 – Bernard – Atlético-MG
Apesar do péssimo ano, o Galo contou com uma boa notícia na temporada. O meia de 19 anos Bernard, recém-promovido, foi um grande reforço para a equipe mineira e contribuiu para a permanência do clube na Série A. As boas atuações do meia-atacante já até renderam uma oferta no valor de R$ 17,5 milhões de um clube do futebol russo.
Decepções:
1 – Adilson Batista
O treinador Adilson Batista definitivamente não teve um bom ano. O técnico comandou três clubes durante a temporada e ficou devendo. Dentro do Brasileirão, passou pelo Atlético-PR, que acabou sendo rebaixado para a Segunda Divisão, e pelo São Paulo, que não conseguiu o objetivo de disputar a Libertadores de 2012. Nas duas equipes que treinou, Adilson foi bastante criticado pelos torcedores.
2 – Carlos Alberto
Carlos Alberto teve mais uma temporada infeliz em 2011. Emprestado pelo Vasco ao Grêmio após problemas internos no clube cruzmaltino, o jogador também saiu brigado do Tricolor e acabou disputando o Brasileirão pelo Bahia. Sofrendo com várias lesões, o atleta ficou mais tempo fora de campo do que dentro e acabou fazendo apenas 19 partidas pelo time baiano.
3 – Cruzeiro
A equipe do Cruzeiro por inteiro foi uma grande decepção no Brasileirão. Apontada como uma das favoritas ao título no início do ano, o clube sentiu bastante a eliminação na Taça Libertadores e disputou para não ser rebaixado até a última rodada do campeonato nacional. O time também chamou atenção pela grande quantidade de treinadores que teve no ano.
4 – Jobson
Depois de ficar seis meses longe dos gramados por ter sido pego no exame antidoping, o atacante Jobson prometeu se comportar na temporada 2011, mas não foi o que aconteceu. O atleta do Botafogo foi emprestado ao Atlético-MG e não deu certo no Galo. Mesmo assim ganhou uma nova chance na Série A e foi disputar o Brasileirão pelo Bahia, mas acabou sendo dispensado por indisciplina. Para fechar o ano com “chave de ouro” teve sua pena por doping revista pela Corte Arbitral do Esporte (CAS) e só poderá voltar a jogar em março de 2012.
5 – Valdivia
Grande investimento do Palmeiras em 2010, Valdivia ainda não conseguiu mostrar um bom futebol desde que retornou ao clube. Além de passar boa parte da temporada no departamento médico, o meia se envolveu em várias polêmicas. O próprio jogador admitiu em uma entrevista coletiva que o ano de 2011 foi o pior da sua carreira.
0 comentários:
Postar um comentário