quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Novo recorde de calor causado pela massa de ar quente em SP

A cidade de São Paulo bateu nesta terça-feira mais um recorde de calor, informou o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A massa de ar quente que está sobre a capital desde o início de fevereiro elevou as temperaturas para próximo de 40°C em alguns pontos da cidade.

No Mirante de Santana, na zona norte, local oficial dos recordes meteorológicos do municípios, o Inmet registrou 34°C às 16h. O recorde anterior de calor de 2012 foi registrado no último sábado (33,3°C). No ano passado, a maior temperatura do ano foi de 33,8ºC, em 30 de janeiro.

O Inmet informou ainda que a madrugada de hoje foi a segunda mais quente do ano, com temperatura mínima de 21,7°C. O recorde de calor na madrugada é de 22°C e foi registrado ontem.

No Rio de Janeiro, a temperatura máxima registrada nesta terça-feira se igualou ao recorde anterior, de 29 de janeiro. A região de Santa Cruz, na zona oeste da capital fluminense, chegou hoje aos 39°C.

Desde o início de fevereiro, quando uma massa de ar quente e mais seco ganhou força sobre o Sudeste do Brasil, a temperatura vem subindo cada vez mais em todo o Estado de São Paulo. No Mirante de Santana, a temperatura mínima, da madrugada, tem ficado acima dos 20ºC desde sexta-feira passada. À tarde, os termômetros têm superado os 30ºC por toda a cidade. O calor vai continuar excessivo por mais dois dias. A temperatura vai baixar só na sexta-feira, quando uma frente fria deve chegar forte a São Paulo trazendo muita chuva e ar polar.

0 comentários:

Postar um comentário