ALCIONE |
Vários artistas e personalidades da ciência, filosofia, literatura entre outros setores prestaram apoio ao governo da presidenta Dilma Rousseff, ao ex-presidente Lula e em defesa da democracia.
Conheça abaixo artistas e personalidades que apoiam Dilma e boicotam o protesto desse domingo (13) no Brasil:
CAMILA PITANGA
Diretora do Movimento Humanos Direitos – grupo que conta com a participação de artistas como Wagner Moura, Letícia Sabatella, Osmar Prado e Vanessa Giácomo – Camila é envolvida diretamente com a política ao menos desde os 15 anos, quando se filiou ao Partidos dos Trabalhadores. Em 2014, repetindo o que fez nas últimas eleições, lançou apoio público ao PT na disputa à presidência.
ANTÔNIO PITANGA
Antônio Pitanga, pai de Camila Pitanga, é casado com Benedita da Silva, ex-governadora do Rio de Janeiro pelo Partido dos Trabalhadores e atual deputada federal. Antônio – que assim como a filha também é ator – foi vereador na década de 90 e Secretário de Estado de Assistência Social, Esporte e Lazer, no Rio de Janeiro, pelo Partido dos Trabalhadores.
MARIETA SEVERO
Marieta Severo causou comoção na grande rede após rebater as críticas de Faustão ao governo federal, há poucas semanas. Militante do Partido dos Trabalhadores, a atriz fez parte do coro que cantou o jingle “Lula Lá” durante o horário eleitoral gratuito em 1989, quando era casada com Chico Buarque, e assinou o manifesto em apoio à Dilma no ano passado.
ADERBAL FREIRE-FILHO
Aderbal Freire-Filho, namorado de Marieta Severo desde 2004, também fez parte do manifesto em defesa de Dilma no ano passado. Há pouco tempo, Aderbal dirigiu a peça “As Centenárias”, tendo Marieta Severo no papel principal.
PAULO BETTI
Paulo Betti é um grande defensor do PT e do governo Dilma. Além de ator, assim como Marieta, também administra um empreendimento cultural, a Casa da Gávea.
BETH CARVALHO
Beth Carvalho é reconhecida por sua visão política. Filiada ao PDT, Beth apoiou Lula em todas as suas campanhas presidenciais e integrou o coro do jingle “Lula Lá” em 1989. Também apoiou Dilma nas duas últimas eleições.
SÉRGIO MAMBERTI
Durante a campanha presidencial do ano passado, declarou voto em Dilma como uma das ilustres figuras artísticas do país. Mais tarde, durante os protestos pró-impeachment que sucederam a corrida eleitoral convocou a militância para defender a presidente.
CHICO BUARQUE
Um dos maiores e mais emblemáticos cantores brasileiros não esconde seu apoio à Dilma e Lula. Chico Buarque é historicamente conhecido pelo seu engajamento político e luta pela democrácia, desde a época da ditadura militar. Ele faz questão, inclusive, de publicar vídeos apoiando e defendendo o ex-presidente Lula contra os ataques da mídia.
GREGÓRIO DUVIVIER
O escritor, humorista e ator é declaradamente de esquerda. Por esse motivo, ele já foi, inclusive, ameaçado de agressão no Rio de Janeiro. Gregório afirmou recentemente que "acusam o PT de dividir o Brasil em ricos e pobres, mas não se vê nenhum petista pobre nas ruas vociferando impropérios contra os ricos".
A lista ainda reúne nomes de peso como os dos cantores e compositores Chico César, Alcione, Carlinhos Brown, Otto, Tico Santa Cruz, e Leci Brandão, também deputada estadual pelo PCdoB de São Paulo. Atores como Osmar Prado, Paulo Betti, Matheus Nachtergaele, Chico Diaz, Antônio Grassi, Silvia Buarque , Tonico Pereira, Hugo Carvana e Ângela Vieira, os escritores Luis Fernando Veríssimo, Fernando Morais e Silvano Santiago, o teólogo, filósofo e escritor Leonardo Boff, o neurocientista paulistano Miguel Nicolelis, a filósofa e historiadora Marilena Chauí, os cartunistas Ziraldo e Laerte Coutinho.
0 comentários:
Postar um comentário