segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Universidades de Sergipe

Sergipe




Instituto Federal de Sergipe - IFS

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe foi criado, de acordo com o Projeto de Lei 3775/2008, mediante a integração do Centro Federal de Educação Tecnológica de Sergipe e da Escola Agrotécnica Federal de São Cristóvão. Mas a história do IFS remonta ao início do século, quando o presidente Nilo Peçanha, através de um Decreto Presidencial, criou as Escolas de Aprendizes e Artífices em várias capitais brasileiras. Somente em 1959, a escola, que já havia passado por duas nomeações, transformou-se em Autarquia Federal.

Após várias outras mudanças de títulos, em 2002 ocorreu a cefetização da unidade, transformando-a em Centro Federal de Educação Tecnológica de Sergipe. Seis anos depois, uma nova lei foi sancionada, criando os Institutos Federais no Brasil. Atualmente, o IFS possui seis campi, dentre eles, três ainda estão em fase de construção.

Sede Av. Engenheiro Gentil Tavares da Motta, 1166, Bairro Getúlio Vargas. Aracaju – SE.

Fone (79) 3711-3100

Campi Aracaju, Estância, Itabaiana, Lagarto, Nossa Senhora da Glória e São Cristovão.

Cursos ministrados

Aracaju: Licenciatura em Matemática, Tecnologia em Saneamento Ambiental, Tecnologia em Ecoturismo e Engenharia de Produção Civil;

Lagarto: Tecnologia em Automação Industrial.

Ensino a distância

Não possui

Vestibular

É realizado semestralmente de forma integrada entre as duas unidades do IFS que oferecem curso de graduação. As provas são realizadas em etapa única. A avaliação é composta por uma prova objetiva com 64 questões, que são distribuídas em áreas de acordo com a exigência dos cursos; e uma prova de redação. 50% das vagas são preenchidas pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A seleção é feita pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

Avaliação seriada

Não possui

Cotas

Não possui

Site
http://www.ifs.edu.br/

UFS (Universidade Federal de Sergipe)

 A educação superior no Sergipe começou com a fundação das Escolas de Ciências Econômicas e de Química, Faculdade de Direito e a Faculdade Católica de Filosofia em 1951. A Universidade em Sergipe surgiu através da Lei nº 1.194 de 11 de julho de 1963.

Campus Itabaiana: Av. Vereador Olímpio Grande, s/nº, Centro - Itabaiana/SE. Telefone: (79) 3432-8200.

Campus Lagarto:
Campus Laranjeiras:

Campus São Cristóvão (Sede): Av. Mal Rondon s/nº, Jardim Rasa Elze - São Cristóvão/SE. Telefone: (79) 2105 - 6600.

Cursos Ministrados

Campus Itabaiana: Administração, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Física, Geografia, Letras Português, Matemática, Pedagogia, Química, Sistemas de Informação.

Campus Laranjeiras: Arqueologia, Arquitetura e Urbanismo, Dança, Museologia, Teatro.

Campus Lagarto: Enfermagem, Farmácia, Nutrição, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional.

Campus São Cristóvão: Administração, Artes, Biblioteconomia e Documentação, Ciências Aturiais, Ciências Biológicas, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Comunicação Social - Habilitação em Jorrnalismo, Comunicação Social - Habilitação em Audiovisual, Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda, Direito, Design, Ecologia, Educação Física, Educação Física - Habilitação em Ciência da Atividade Física e do Esporte), Engenharia Agrícola, Engenharia Agronômica, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica - Habilitação em Eletrônica, Engenharia Elétrica - Habilitação em Eletrotécnica, Engenharia Florestal, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Computação, Engenharia de Materiais, Engenharia de Pesca, Engenharia de Produção, Engenharia de Petróleo, Enfermagem, Estatística, Farmácia, Filosofia, Física, Física Médica, Física - Habilitação em Astronomia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Geografia, Geologia, Letras, História, Matemática, Medicina, Medicina Veterinária, Música - Habilitação em Educação Musical, Nutrição, Odontologia, Pedagogia, Psicologia, Química, Química Industrial, Relações Internacionais, Sistemas de Informação, Secretariado Executivo, Serviço Social, Turismo, Zootecnia.
Vestibular

É feito por meio do Processo Seletivo Seriado (PSS), em quatro dias consecutivos. Nos três primeiros, os vestibulandos são submetidos a exames relacionados a cada uma das séries do ensino médio. No último, é aplicado a prova de redação. Candidatos aos cursos de Música, Teatro e Dança fazem, ainda, provas de aptidão específica.

O PSS será extinto gradativamente. No vestibular de 2011 não foram aceitas inscrições dos alunos da 1ª série, o mesmo ocorrerá na seleção do ano seguinte com os alunos da 2ª série, até que, no vestibular de 2013, somente poderá participar aquele que estiver cursando a última série do ensino médio ou equivalente ou que já tenha concluído o ciclo.
No Vestibular 2013 o critério de seleção será o desempenho dos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), porém sem utilizar o Sistema de Seleção Unificada (SiSU).
Enem
O desempenho no Enem é usado como critério único de seleção para as vagas remanescentes.
Cotas
Reserva 50% das vagas a estudantes de escolas públicas e, deste total, 70% reservados a autodeclarados pardos, índios ou afrodescendentes. Clique aqui para mais detalhes.
Ensino a Distância

Administração, Letras Português, Matemática, História, Geografia, Química, Física e Biologia.

Site: www.cesad.ufs.br

Site
www.ufs.br

0 comentários:

Postar um comentário