segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Universidades de Tocantins

Tocantins




Instituto Federal do Tocantins - IFTO

No dia 29 de dezembro de 2008, a Lei 11.892 criou 38 Institutos Federais, dentre eles, o IFTO. O Instituto nasceu da integração entre a Escola Técnica Federal de Palmas e a Escola Agrotécnica Federal de Araguatins, que foram fundadas em abril de 1993 e setembro de 1985, respectivamente.

Atualmente, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia possui seis campi e sua sede está localizada em Palmas, capital do estado.

Campi

Reitoria: Avenida Teotônio Segurado, Edifício Carpe Diem, 7º andar. Palmas – TO. Fone: (63) 3212-1529

Araguatins: Povoado Santa Teresa, km 05, Zona Rural. Araguatins – TO. Fone: (63) 3474-1179

Araguaína: Av Amazonas, Qd 56 Lt 01, Bairro da Cimba, Araguaína – TO. Fone: (63) 3414-0302

Gurupi: Al Madri c/ Rua Saragoça, quadra ap 5, Setor Sevilha, Gurupi –TO

Paraíso: Distrito agroindustrial, BR-153, km 480. Paraíso do Tocantins – TO. Fone: (63) 3361-7002

Palmas: AE 310 Sul, Avenida LO 05, Plano Diretor Sul. Palmas – TO. Fone: (63) 3233-1300

Porto Nacional: Avenida Tocantins, A.I. Loteamento Mãe Dedé, Porto Nacional – TO

Cursos ministrados

Araguatins: Agronomia; licenciaturas em Ciências Biológicas e Computação

Gurupi: licenciatura em Artes

Palmas: Tecnologia em Construção de Edifícios, Tecnologia em Sistemas para Internet, Tecnologia em Sistemas Elétricos, Tecnologia em Gestão Pública, Tecnologia em Agronegócio, Licenciatura em Matemática e Licenciatura em Física;

Paraíso: Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação e Licenciatura em Matemática.

Porto Nacional: licenciatura em Computação; graduação tecnológica em Logística

Ensino à distância

Técnico em Agroecologia, Técnico em Informática, Técnico em Marketing e Técnico em Secretariado.
Site: http://ntead.ifto.edu.br

Vestibular

50% das vagas são preenchidas pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A seleção é feita pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

Avaliação seriada

Não possui

Cotas

O IFTO reserva 50% do total de vagas ofertadas para candidatos que fizerem a opção pelo SISU. Dentro deste percentual, há ainda a reserva de vagas para candidatos portadores de deficiência, afrodescendentes que residem em comunidades quilombolas, indígenas, e àqueles que concluíram integralmente o ensino médio em escola pública. O número de vagas ofertadas a estas minorias, varia de acordo com aqueles oferecidos no processo seletivo via SISU.

Site
www.ifto.edu.br/

UFT (Universidade Federal do Tocantins)

 A história da UFT (Universidade Federal do Tocantins) aparece como um capítulo nos 18 anos de existência de outra instituição de ensino superior pública do Estado do Tocantins, a Unitins (Universidade do Tocantins).

Pouco antes da criação da UFT, em 23 de outubro de 2000, a Unitins passava por sérias dificuldades. Os gastos da instituição, que já tinha mais de 8 mil alunos, estavam fugindo do controle do governo estadual, mantenedor da Unitins, que, por isso, pretendia privatizar a instituição.

Sob ameaça de ter de pagar pelos estudos, os estudantes da Unitins fundaram o SOS Unitins, um movimento estudantil que visava impedir os planos de privatização da instituição. Por meio de manifestações, bloqueios de estradas, paralizações e até greves de fome, o SOS Unitins conseguiu sensibilizar a sociedade tocantinense e mudar os planos do governo.

Como alternativa aos problemas da Unitins e à forte oposição dos estudantes à privatização da instituição, o governo do Tocantins propôs então a criação de uma universidade federal. Desta forma, depois de passar por todos os mecanismos legais e burocráticos exigidos, foi criada a Universidade Federal do Tocantins, que só passou a funcionar em 2003.

Ao ser homologada, a UFT incorporou todos os alunos, cursos de graduação, um mestrado, equipamentos e toda a estrutura física dos campi já existentes e dos prédios em construção da Unitins. A Unitins, por sua vez, passou por várias reformulações e, atualmente, é uma das maiores responsáveis pela existência e oferta do ensino superior a distância do Brasil.

Cidades que possuem campus da UFT no Tocantins:

Araguaína: R. Humberto de Campos, 508, São João, CEP: 77800-000. Telefone: (63) 2112-2225.

Arraias: Av. Universitária, s/n, Centro, CEP: 77330-000. Telefone: (63) 3653-1531.

Gurupi: R. Padejos, L7, Chácara 69/72, Cx. Postal 66, Zona Rural, CEP: 77402-970. Telefone: (63) 3311-3500.

Miracema do Tocantins: Av. Lurdes Solino, s/n, St. Universitário, CEP: 77650-000. Telefone: (63) 3366-8000.

Palmas (Principal): Av. NS 15, ALCNO 14, Campus Universitário, Centro, CEP: 77020-021. Telefone: (63) 3232-8020.

Porto Nacional: R. Três, qd. 17, s/n, Jd. dos Ipês, CEP: 77500-000. Telefone: (63) 3363-0509.

Tocantinópolis: Av. N. Sra. de Fátima, 1588, Centro, CEP: 77900-000. Telefone: (63) 3471-1441.

Cursos Ministrados

Campus Araguaína: Matemática, Geografia, História, Letras Português/Inglês, Medicina Veterinária, Zootecnia, Biologia, Cooperativismo, Química, Física, Logística e Turismo.

Campus Arraias: Matemática e Pedagogia.

Campus Gurupi: Agronomia, Engenharia Biotecnológica, Engenharia Florestal e Química Ambiental.

Campus Miracema: Pedagogia e Serviço Social.

Campus Principal: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Artes, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social habilitação em Jornalismo, Direito, Engenharia Ambiental, Engenharia de Alimentos, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Enfermagem, Filosofia, Medicina, Nutrição e Pedagogia.

Campus Porto Nacional: Ciências Biológicas, Geografia, História e Letras Português/Inglês.

Campus Tocantinópolis: Ciências Sociais e Pedagogia.

Ensino a Distância

Licenciatura em Biologia.

Site: http://www.site.uft.edu.br/ead/ead/apresentacao.html

Vestibular

A UFT aderiu parcialmente ao sistema do MEC que substitui os vestibulares das instituições federais pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Na seleção 2010/1, 25% das vagas são destinadas a estudantes, exceto Arquitetura, que participarem do Enem. A seleção é feita pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Para concorrer às demais vagas, é preciso fazer provas objetivas de conhecimentos gerais e redação.

Cotas

A cada Vestibular, a UFT reserva 5% das vagas de cada curso para candidatos de etnia indígena. Para saber mais, clique aqui.

Avaliação Seriada

Não possui.

Site
www.uft.edu.br

Fundação Universidade do Tocantins (UNITINS)


A história da instituição começa em fevereiro de 1990, quando foi criada a Universidade de Tocantins, em forma de autarquia. Em 1996, foi determinado o processo de extinção da autarquia, e, no mesmo ano, foi autorizada a criação Fundação Universidade do Tocantins (UNITINS), com apoio do governo do Estado.
A criação da Universidade Federal do Tocantins (UFT), em 2000, acarretou em uma transformação da UNITINS. A instituição estadual cedeu alunos e cursos à UFT, mas ficou responsável pela Coordenação Estadual da Pesquisa Agropecuária. Em relação ao ensino superior, a UNITINS lançou os cursos de tecnologia em Mineração e Agronegócios.
Em 2009, o Ministério da Educação (MEC) descredenciou a UNITINS para oferta de cursos a distância. O recredenciamento foi realizado em maio de 2010, com o lançamento da pedra fundamental da nova sede. Atualmente, a universidade oferece nove carreiras pelo sistema de ensino a distância (EaD).

Campus
Unitins: 108 Sul, Alameda 11, Lote 03, - Palmas/TO - Fone: (63) 3218-4935

Cursos
Tecnólogo em Agronegócios e Tecnólogo em Mineração.

Ensino a distância
Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciências Contábeis, Complementação de Estudos, Fundamentos Jurídicos, Letras, Matemática, Pedagogia, Serviço Social.

Vestibular
Com o lançamento da pedra fundamental e recredenciamento junto ao MEC, em maio de 2010, a UNITINS deve retomar seu vestibular a partir de 2011. Nos anos anteriores, a seleção era feita com uma prova de 10 questões objetivas de múltipla escolha das disciplinas: língua portuguesa, matemática e conhecimentos gerais. Uma redação também era aplicada.

Site
http://www.unitins.br

0 comentários:

Postar um comentário